https://mpago.la/1aNmXEC
top of page

Em 2019, Wanderson Lemos iniciou um projeto envolvendo literatura, música e audiovisual. 

A ideia central era homenagear ícones negros, falar sobre o legado do povo negro e da contribuição desse povo na construção da sociedade moderna. 

Esse projeto foi intitulado, "América Negra" - VOL 01

O primeiro clipe lançado desse projeto foi, "Eu sou Luiz Gama", (lançado no período em que Wanderson morou na França).

 

Na seqüência, Wanderson Lançou "América Negra",  "Carolina Maria de Jesus" e Conceição Evaristo, todos os clipes  foram exibidos em festivais internacionais como:  

 

The first-time filmmaker showcase (Estados Unidos), Lift-off global sessions (Estados Unidos), Renuac (Chile), Generos e Performances (Portugal) e Festival RNAB (Brasil). 

Desde de que voltei para o Brasil, em 2021, o projeto "América Negra" VOL 01 vem sendo utilizado em diversas instituições de ensino de variados níveis. Por conta disso resolvi anexar às apresentações um debate cujo o tema é:  "Arte como instrumento de transformação social"

As músicas feitas para  "América Negra" - VOL 01 são:

 

América Negra, Eu sou Luiz Gama, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Muhammad Ali, Versando com Paulo Lins, Zumbi e Besouro, Wilson das Neves, Poeta Cruz e Souza e Elza Soares.

 

O show conta com a exibição dos clipes e curtas já lançados na abertura, projeções durante a apresentação das músicas e também uma linda homenagem aos compositores e cantores, Gilberto Gil, Djavan, Luiz Melodia, Moacir Santos e Letieres Leite. 

Todas as músicas feitas para o projeto "América negra" - VOL 01 estão presentes no show. 

​​

Um show com muita brasilidade, letras incríveis, swing e muita energia positiva. 

O show "América Negra" - VOL 01 foi sendo construído ao longo do processo de pesquisa, composição, produção musical e audiovisual.

As músicas que iam sendo lançadas eram incorporadas às apresentações. 

​Músicas como: Wilson das Neves, Cruz e Souza e Elza, nasceram de sugestões do público e ajudaram a fechar o primeiro ciclo do projeto. 

As ideias modernas para os arranjos são resultado da união de Wanderson Lemos com os músicos que o acompanham e são seus amigos de longa data, Thiago Campos (baixista) e Leo Mucuri (percussionista). 

Os shows feitos durante a construção desse projeto, podem ser assistidos no YouTube.

Wanderson Lemos diz que ainda prefere os livros físicos e por tanto os utilizou para as pesquisas que deram origem às canções e aos clipes. Além de recorrem rotineiramente às entrevistas dos ícones mencionados disponíveis nas redes. 

Este tema será abordado no livro "América Negra" - VOL 01 .

 

 

A banda do show "América Negra" VOL 01é composta por: Thiago Campos (Baixo elétrico), Leo Mucuri (Percussão), Bateria (Jonas Santiago), Teclado ( Jefferson Sidom), Trombone (Fernando Jovem), Maico Lopez (Trompete). 

A formação da banda pode variar de acordo com os necessidades de cada evento e da estrutura de cada espaço. 

Com o projeto "América Negra" - VOL 01, Wanderson esteve em 2023, no  MiCBR, (Mercado das Indústrias Criativas do Brasil), o evento aconteceu em Belém do Pará. 

​Em 2024, "América Negra" - VOL 01 foi  contemplado pela Lei Paulo Gustavo, através do Ministério da cultura e da secretaria de Cultura do  Estado do Rio de Janeiro. 

Ainda em 2024, "América Negra" - VOL 01  recebeu o apoio do grupo SESI - FIRJAN para a realização do curta "Versando com Paulo Lins".

 

​O apoio foi resultado de um edital público onde 10 projetos foram selecionados.

O lançado foi no dia 30 de agosto no Teatro SESI - FIRJAN (Centro - RJ), o curta "Versando com Paulo Lins".

​​Para 2025, o Show "América Negra" - VOL 01" já está confirmado nos teatros SESCs: 

​SESC SÃO JOÃO DE MERITI - 30/05

SESC SÃO GONÇALO - 04/06

SESC NOVA FRIBURGO - 25/07

SESC MADUREIRA - 02/08

SESC TIJUCA - 05/08

SESC NOVA IGUAÇU - 08/08

ARTE SESC (ATERRO DO FLAMENGO) - 26/09

Wanderson promete passar por vários lugares com o projeto "América Negra" - VOL 01 em 2025, coroando o primeiro ciclo deste projeto e aumentando o seu alcance. 

Espero mesmo poder passar por muitos lugares e a prioridade é o Brasil. 

Precisamos dialogar sobre as desigualdades que fazem com que o Brasil não saia do lugar. 

Eu acredito na arte como provocadora dessas questões importantes.

Faço isso acreditando que é a minha parte no mundo e nunca deixo de acreditar que existem soluções, mas as soluções precisam ser para agora. Elas são urgentes. 

O povo preto ainda é visto com menos importância, assim como nossas questões e nossa contribuição para  construção deste país. 

(Frases de Wanderson Lemos)

"América Negra" - VOL 01, ganhará um livro a partir de Maio de 2025.

O livro ajudará a fechar um ciclo que se iniciou em 2019 e seu lançamento está previsto para a sequência de shows nos SESCS  do Rio de Janeiro, começando pelo SESC São João de Meriti, 30 de Maio. 

Encontros | América Negra 

Em 2018 em Paris, durante a turnê do álbum "O couro come. Wanderson Lemos se encontrou com a Escritora Conceição Evaristo por duas vezes.

Uma em um encontro literário promovido por uma amiga que os dois têm em comum.

A segunda ocasião foi na manifestação de um ano do assassinato de Marielle e Anderson. 

Na primeira ocasião, Wanderson prometeu que faria uma música para o projeto América Negra em homenagem à escritora ganhadora do prêmio Jabuti de Literatura de 2015. 

​A música foi feita e o curta participou de diversos festivais e exibições pelo mundo. 

Recentemente Wanderson se encontrou com Conceição Evaristo na abertura da casa Escrevivência. 

​Conceição Evaristo autografou ao som de Wanderson Lemos e o presenteou com o Livro Canção para ninar menino grande e escreveu uma breve declaração sobre o trabalho que Wanderson vem fazendo. 

1691100819633.jpg

Casa escrevivência 19 de julho de 2023

1691100819658.jpg

Encontros  | América Negra  

Depois de Luiz Gama, Ali, Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo, chega a hora de versar com o neo favela Paulo Lins.

A nova faixa do projeto #AméricaNegra, traz referências literárias e biográficas do escritor de Cidade de Deus, Dois amores, Desde que o samba é samba e mais. Além de diversos roteiros para cinema e TV, incluindo atuais trabalhos feitos para a rede globo de televisão. 

Wanderson Lemos e Paulo Lins se encontraram em uma noite de muita cantoria e festa antes de Wanderson terminar a composição "Versando com Paulo Lins". 

Wanderson ressalta a importância de falar de pessoas que, neste momento, estão quebrando barreiras e ocupando espaços antes reservados para pessoas oriundas de lugares e famílias privilegiadas.

Ainda que vejamos alguns escritores e artistas como Conceição Evaristo e Paulo Lins em destaque. Faltam gerações de trabalho ininterrupto para que vejamos a luz da igualdade no final do túnel.

 

 

51rpvgK7-rL.jpeg
293383014_5280838961983200_5178553463640337315_n.jpeg

Rio de janeiro  2022

Eu sou Luiz

Eu sou Luiz Gama

Eu sou Luiz Gama foi a primeiro vídeo lançado do projeto América negra.

Gravado inteiramente em Juvisy, periferia de Paris, França. O vídeo conta apenas com duas pessoas na ficha técnica, Wanderson Lemos e Aline Araújo. A música foi produzida no Brasil e contou com a produção musical de Leo Mucuri.

Inspirado pela história de vida de Gama,  após assistir a uma entrevista do cineasta Jeferson de que falava sobre a intenção de fazer um filme sobre esse grande ícone negro. Wanderson criou essa linda composição que já lhe rendeu alguns prêmios.

Eu sou Luiz Gama was the first video released from the Black America project.

Recorded entirely in Juvisy, on the outskirts of Paris, France. The video has only two people in the technical sheet, Wanderson Lemos and Aline Araújo. The song was produced in Brazil and featured music production by Leo Mucuri.

Inspired by Gama's life story, after watching an interview with filmmaker Jeferson in which he spoke about his intention to make a film about this great black icon. Wanderson created this beautiful composition that has already earned him some awards.

Carolina Maria de Jesus

Carolina Maria de Jesus é uma composição de Wanderson Lemos e Marcelo Amaro.

A ideia do clipe foi falar sobre a influência que as mulheres como Carolina Maria tem no comportamento da mulher negra moderna.

O roteiro de Luiza Soares trouxe mais uma possibilidade que o descaso do estado pode causar para essas mulheres.

O clipe foi indicado para várias premiações pelo mundo.

No elenco Jack Calazans, Betina Calazans e Wanderson Lemos.

Maquiagem: Nani Gama Direção, Cinegrafista Fred Lins, Roteiro Luiza Soares e Direção Rafael Ramos e produção executiva de Aline Araújo.

Carolina Maria de Jesus is a composition by Wanderson Lemos and Marcelo Amaro.
The idea of ​​the clip was to talk about the influence that women like Carolina Maria have on the behavior of modern black women.

​Luiza Soares' script brought one more possibility that the state's neglect can cause for these women.

​The clip was nominated for several awards around the world.
In the Cast Jack Calazans, Betina Calazans and Wanderson Lemos.

Makeup Nani Gama Direction, Videographer Fred Lins, Screenplay Luiza Soares and Direction Rafael Ramos and executive production by Aline Araújo.

CONCEICAO.png

Conceição Evaristo

Wanderson encontrou por duas vezes a escritora Conceição Evaristo em Paris.

A primeira na casa de uma amiga que eles tem em comum e outra na manifestação que lembrava o primeiro ano de morte de Marielle.

Nos dois encontros falou sobre a homenagem que faria para Conceição no projeto América Negra.  A letra e a música foram feitas em Paris mas o curta foi filmado no Brasil assim que Wanderson retornou.

Inspirado na vida de Conceição Evaristo, o curta foca no dia a dia de uma professora e escritora ainda jovem.

O curta foi exibido em muitos festivais.

Wanderson met the writer Conceição Evaristo twice in Paris.
The first at the house of a friend they have in common and the other at the demonstration commemorating the first year of Marielle's death.

In both meetings, they talked about the homage they would make to Conceição in the Black America project. The lyrics and music were made in Paris but the short film was filmed in Brazil as soon as Wanderson suffered.

​Inspired by the life of Conceição Evaristo, the short focuses on the daily life of a teacher and writer at a young age.

The short was screened at many festivals.

América Negra

América Negra foi gravada em meio a maior pandemia das ultimas décadas.

Impossibilitado de fazer filmagens externas devido às restrições de circulação impostas pelo governo a pedido dos órgãos de saúde.

Wanderson, embalado pelos protestos e inspirado-se em movimentos que pediam justiça para George Floyd, homen negro morto por policias fardados nos Estados Unidos, grava América Negra e edita um clipe com imagens cedidas por viiculos de imprensa.

América Negra dá título ao trabalho que consolida Wanderson Lemos em sua vertente audiovisual.

 

Black America was recorded in the midst of the biggest pandemic in recent decades.

Unable to shoot outside due to movement restrictions imposed by the government at the request of health bodies.

 

Wanderson, rocked by the protests and inspired by movements that called for justice for George Floyd, a black man killed by police in uniform in the United States, records Black America and edits a clip with images provided by press vehicles.

​América Negra gives title to the work that consolidates Wanderson Lemos in its audiovisual aspect.

Captura de Tela 2023-01-29 às 07.12_edited.jpg
Captura de Tela 2023-04-03 às 08.47_edited.jpg
Captura de Tela 2023-04-03 às 08.52_edited.jpg
Cópia de Release_WandersonLemos2022_DossierPresseFR.jpg
Captura de Tela 2023-08-24 às 15.21.14.png
Captura de Tela 2023-04-03 às 08.48.51.png
Captura de Tela 2023-04-03 às 08.50.22.png
Cópia de Release_WandersonLemos2022_DossierPresseFR(1)_edited.jpg
Captura de Tela 2023-04-14 às 10.50_edited.png
Captura de Tela 2023-08-24 às 15.39.07.png
bottom of page